Saúde também se faz com solidariedade. Por isso, o Instituto Unimed SC integrou as 22 Cooperativas Médicas Unimeds do estado de Santa Catarina numa ação para ajudar na reconstrução dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas deste mês de outubro. A campanha “MÃOS DADAS POR SANTA CATARINA” foi lançada nesta quarta-feira, 18 de Outubro – Dia do Médico, durante o evento UniExperience, em Criciúma, com a reunião de lideranças da saúde e empresariais. A meta é arrecadar alimentos, água, produtos de limpeza e de higiene, além de doações em dinheiro, que vão se transformar em diversos insumos e até material de construção.
De acordo com o presidente do Instituto Unimed, pediatra Luiz Antônio Deczka, a destinação do que for arrecadado será realizada pelas próprias Unimeds, com base nos dados do mapeamento da defesa civil (no estado e nos municípios), “para garantir que atendam as prioridades de cada região, beneficiando o maior número possível de pessoas em situação de vulnerabilidade”. Já o presidente do Grupo Unimed SC, cirurgião Sérgio Malburg Filho, destaca que “mesmo com a redução das chuvas e com o escoamento das águas, muito ainda precisa ser reconstruído e famílias inteiras necessitam da nossa ajuda”.
O Instituto Unimed foi criado em 2009, visando de promover a responsabilidade social e o voluntariado, estimular iniciativas de caráter educacional, cultural e ambiental pelas Unimeds de toda Santa Catarina. Suas ações integram a sociedade, os médicos cooperados, os colaboradores das cooperativas, os familiares e os parceiros. Até o momento, cerca de 32 mil crianças e mais de 400 escolas já foram beneficiadas com suas atividades, especialmente nos programas Viver Bem na Escola e Esporte Comunitário.
A campanha “MÃOS DADAS POR SANTA CATARINA” acontecerá até o dia 15 de novembro. A ação também fará parte do Circuito de Corridas Unimed, que acontece em diversas cidades catarinenses, até o final do ano.
Transforme comoção em ação.