Hábitos saudáveis, o cuidado com a saúde física e mental, o respeito ao meio ambiente e o olhar atento às pessoas ao nosso redor refletem diretamente no nosso bem-estar. Essas são questões centrais do programa Viver Bem na Escola, que tem como propósito reunir a comunidade escolar para compartilhar conhecimentos que possam ser incorporados na rotina familiar e escolar.
No último ano, mais de 200 crianças e 250 professores, em Rio do Sul, foram envolvidos no desafio de construir, de forma reflexiva, conceitos sobre qualidade de vida. O objetivo foi estimular escolhas conscientes para uma vida mais saudável, longa e feliz.
A proposta contou com uma metodologia de sensibilização e apoio aos professores, que desenvolveram as atividades conforme as necessidades de suas turmas. Entre os temas trabalhados estiveram prevenção de ISTs e sexualidade, saúde mental, rotinas de sono e estudo, preparação para o mercado de trabalho, sustentabilidade e uma prática oficina de nutrição, que abordou de forma didática com os menores.